quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Testemunho Vocacional


Testemunho do Seminarista Diocesano José Antonio Ferreira


“Mestre, por causa da tua Palavra, lançarei as redes”. (Lc 5,5).

Acredito que minha história vocacional deu-se desde muito cedo. Nasci em uma família extremamente católica, pais, tios e avós sempre ligados à Igreja através de catequese, ministros de liturgia, entre outros. Sempre fui motivado a estar participando da vida na Igreja, através de encontros de oração, novenas, catequese, e também e mais importante, a Santa Missa. Creio que o primeiro chamado de Deus ocorreu quando terminei a quinta etapa, em preparação para o Sacramento do Crisma. Sentia um desejo de estar participando mais ativamente das atividades, e com doze anos me tornei auxiliar na catequese em minha comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Paróquia Cristo Sacerdote. Com o passar do tempo, percebi que somente auxiliar na catequese, não estava sendo suficiente. Sentia a vontade de ajudar cada vez mais. Após ser crismado, tive a experiência de participar das Santas Missões Populares em minha paróquia, juntamente com minha mãe e também uma ministra. Com dezoito anos de idade, e sete anos de caminhada na catequese de minha paróquia, assumi a coordenação da catequese na comunidade. Foi um trabalho muito gratificante, onde me sentia feliz, mas ainda assim sentia algo faltar.
No ano de dois mil e oito, em janeiro, tive a oportunidade de visitar o Santuário Nacional de Aparecida e também a Fazenda Esperança em Guaratinguetá/SP. Acredito que ali, em meio às montanhas que cercam a fazenda e durante uma oração solitária na capela dedicada a Frei Galvão, que consegui discernir e reconhecer o chamado de Deus em minha vida. Foi uma linda noite e me sentia a cada passo dentro da capela, estar mais ligado a Deus e disposto a essa vida de doação e serviço pelo seu Reino. Comecei a fazer os encontros vocacionais, com a Congregação dos Oblatos de São José, e em fevereiro de dois mil e nove, ingressei no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe em Ourinhos/SP. Após um período de experiência, retornei à Apucarana e iniciei o acompanhamento vocacional na Diocese de Apucarana. Em fevereiro de dois mil e dez, ingressei no Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney, onde hoje estou cursando o terceiro ano do curso de Filosofia e atualmente desenvolvendo meus trabalhos pastorais na Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
Agradeço infinitamente a Deus em primeiro lugar pelo chamado a estar ao seu serviço. Tenho fé que juntamente com a ajuda de meus familiares, formadores, amigos seminaristas e comunidade conseguirei fazer um ótimo caminho de discernimento e estar sempre disponível ao serviço. Que Deus nos abençoe sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário