quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma: tempo de reflexão e conversão


Quaresma é um tempo que nos remete aos quarenta dias que Jesus esteve no deserto para rezar e jejuar. é tempo privilegiado para conversão e para a reflexão. é um momento de convite que a Igreja nos faz para sairmos para o "deserto".
Jesus quando saia para rezar geralmente se retirava para o deserto. Mas porque o deserto? Para poder escutar a voz de seu Pai no silêncio que este lugar proporciona. Por isso somos também convidados a se retirar para esse "deserto", durante esses quarenta dias. Desta forma, sairemos do barulho das cidades e nos distanciaremos dos problemas para podermos nos encontrar com Deus e conosco mesmos. No nosso íntimo, por meio do silêncio poderemos então escutar a voz de Deus que ressoa no meio do silêncio. Por isso, a Quaresma é um tempo ideal de reflexão e de conversão. é um tempo para revisarmos a nossa vida.
Como Jesus, que se retira para rezar, somos chamados a nos retirarmos para o "deserto" para o "silêncio" para que assim possamos fazer a experiência de um encontro pessoal e profundo com o nosso Deus de amor.
Este é o tempo de nos entregarmos totalmente a Deus, colocando em seu colo nossos sofrimentos e dores. é um momento de graça. Por meio de nossas orações podemo - nos unir intrinsecamente a Deus. É o moimento da conversão humana, onde o homem se desapega de si e passa a se dispor totalmente do Deus de Amor. é isto que somos convidados a fazer durante este tempo privilegiado ao qual chamamos de quaresma; e a partir disso somos então convocados a continuar o projeto da construção do Reino de Deus.
É época para nos entregarmos àquele que se entregou por nós por causa do amor incondicional que sentia pela humanidade. É o convite para que possamos vigiar sem cessar (Mc 14, 37). 
Por fim é a partir da conversão que o homem toma consciência da importância do projeto de Deus.
 Adenilson Santos Junior - Seminarista de Filosofia de Apucarana

2 comentários:

  1. Parabéns, pelo blog,gostei muito e das reflexões também. Desejo uma boa vivência neste tempo de graça e conversão.

    Ir. Cleide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Cleide, estamos fazendo o melhor para agradar nossos leitores e a Deus, e obrigado pelo elogio. Que Deus nos abençoe. Fraterno abraço!

      Excluir