terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ser Santo porque Jesus é Santo


“Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor” (Hb 12,14)






Amados irmãos e irmãs, no dia 1 de novembro celebramos a festa de todos os santos. No Brasil, esta festa é celebrada no primeiro domingo de novembro. A santidade é o ideal para todos os batizados. É meta para todos nós que hoje, engajados em nossas comunidades eclesiais, temos a responsabilidade de dizer ao mundo que Jesus é a única resposta para as nossas mais variadas indagações. Jesus é o nosso modelo de santidade, pois permaneceu sempre fiel ao Pai e em tudo procurou fazer unicamente sua santa vontade. Jesus nos ensina a viver em plena sintonia com Deus Pai numa atitude de total obediência. Em sua missão, anunciou profeticamente o Reino de Deus, defendeu os direitos dos fracos e promoveu uma vida digna para todos os seres humanos. Condenou as estruturas de morte e propôs a vida em todas as suas dimensões apresentando-se como sendo ele mesmo o caminho, a verdade e a vida. Por isso curou os enfermos, expulsou os demônios e comprometeu seus discípulos para que promovessem a dignidade humana e os relacionamentos sociais baseados no amor, no diálogo e na justiça. Conforme Ap 7, os Santos “são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”, ou seja, eles se identificaram com Jesus, colocando-se ao seu serviço até às últimas conseqüências, até à morte por amor ao Reino de Deus; lutaram até o fim para superar o mal e viver de acordo com os valores propostos por Jesus no seu Evangelho. Os santos acolheram as Bem-Aventuranças proclamadas no Evangelho de  Mt 5  e se identificaram com Jesus na Pobreza, na Obediência e na Castidade. Venceram a avareza e a ambição pela pobreza; venceram a ira e o desejo de vingança pela mansidão; venceram a indiferença pela misericórdia; venceram os impulsos da carne e a força de uma sexualidade desenfreada pela castidade; venceram os conflitos e as desordens sociais pela promoção da paz e da concórdia; venceram o egoísmo e o hedonismo, colocando-se ao lado dos aflitos, dos pobres, doentes e esquecidos pela sociedade; e, fortalecidos pelo sangue de Jesus, encheram-se de coragem e de alegria e enfrentaram os horrores da perseguição e seu próprio martírio. Tudo isso por causa de Jesus, “o verdadeiro pobre de espírito, o aflito, o manso, aquele que tem fome e sede de justiça, o misericordioso, o puro de coração, o pacificador, o que sofre perseguição por causa da justiça” (Bento XVI). Na medida em que aceitamos o que Jesus nos propõe no sermão da montanha, e nos identificamos com ele, cada qual nas suas próprias circunstâncias, também nós experimentamos a força renovadora das Bem-Aventuranças. Sim, com Jesus podemos nós também ser santos, sem “precisarmos fazer nenhum milagre para provar que Deus age em nós. Basta nosso testemunho” (Dom Celso). Segundo Bento XVI, “A Igreja propõe-nos muitos Santos, que viveram plenamente a caridade, que souberam amar e seguir Cristo na sua vida quotidiana. Todos eles nos dizem que é possível percorrer a estrada da santidade”. Maria Santíssima, espelho de toda a santidade, e todos os santos tornem santa nossa vida e nos façam fiéis e sempre mais perfeitos discípulos missionários do seu Filho Jesus Cristo para que possamos contemplar finalmente o rosto de Deus e cantar eternamente os seus louvores. Amém!



+ Dom Celso Antônio Marchiori

Bispo de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário