segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O sim de Maria nos inspira!

É surpreendente o modo de agir de Deus! Vale-se de pessoas simples para realizar seus misteriosos planos. Todo o povo de Deus esperava pela vinda do Messias.E qual a mulher que não gostaria de ser sua mãe? A escolhida foi uma jovem desconhecida, de uma cidade e região sem importância: é Maria de Nazaré na região da Galiléia. Ela será a mãe do Salvador, do Libertador, a mãe do filho de Deus.
A Bíblia não fala muito sobre Maria, mas nos diz tudo o que devemos saber. É uma virgem de Nazaré. Solicitada por Deus, ela se dispôs inteiramente: 


“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua palavra!”

 Ela deu o seu Sim. Sem conhecer todo o caminho de devia percorrer, sabia entretanto que Deus merece toda confiança. E entregou-se em suas mãos. E foi fiel até o fim.
Em Nazaré foi um Sim alegre; aos pés da cruz, um Sim na dor. Mas um Sim inteiramente fiel, dado com o amor mais generoso. Ela permanece firme na incompreensão, na perseguição, na incerteza, na dor. Maria esteve presente nas Bodas de Caná, solícita e atenta, dando ocasião ao primeiro milagre de Jesus, e convidando-nos a fazer tudo o que ele nos disser. Esteve presente na vida pública de Jesus, deixando-se evangelizar por seu ministério. Esteve com os apóstolos no cenáculo, orando na espera do pentecostes. E continua presente até hoje na vida dos cristãos que a aceitam.
Estamos próximos da grande festa em honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira de nosso país. Ela carrega em sua imagem a cor, os traços, a cultura, a vida, a entrega, a vontade do povo brasileiro. Nela encontramos a possibilidade de responder sim diante os desafios que nossa nação vive. Nela confiamos a dedicada intercessão das mães que sofrem, dos pais sem emprego, dos jovens sem esperança, de crianças sem futuro. Em ti, Maria, encontramos a motivação de viver plenamente uma vida de entrega, ou seja, o desejo mais puro de encontra-se com a vontade do Pai que se concentra em Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida, vivendo nossa vocação de profetas da esperança, no Continente da Esperança. 

Postado por: Padre Valdecir Ferreira
Diocese de Apucarana - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário