quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TESTEMUNHO VOCACIONAL - Um caminho um caminhante!


Testemunho Vocacional do Seminarista Alexandro Marques (1º ano de Teologia)

Coloco aqui a minha história, mas isso de dizer minha é um pouco egoísta, vou colocar um caminho e um caminhante nele.

Começou num dia que eu sai de casa para começar o caminho de seguimento de Jesus, com 12  anos de idade, subi num ônibus e ainda contemplo aquele momento e na minha cabeça o inicio de uma aventura. Pensava voltar o quando antes para casa, disse a Deus que um mês somente e estaríamos “quites”. Mas ao terminar aquele mês eu não pude dizer não, e assim entrei no seminário em Curitiba, na congregação dos Legionários de Cristo, na qual eu vivi 15 anos com muito amor. Muitas coisas marcaram minha vida, mas esse amor por Deus e por suas coisas foi sempre o mais forte.

No terceiro ano de seminário minha mãe adoeceu e faleceu, algo muito forte para mim e crucial na minha vida, foi uma crise muito grande para mim. Mas graças a Deus a força que minha mãe sempre me transmitiu e apoio do meu pai eu fui adiante. E esse momento foi forte pois tive que dar a notícia para meus irmãos, imagem que sempre me ajudou para ver as pessoas que precisam, eu não tive que falar muito mas escutar muito, e até hoje tem sido escutar muito e falar o necessário.

Depois de algum tempo voltei para o seminário, fui para o noviciado passei anos de muita intimidade com Cristo, egoísmo da minha parte pois fui uma luta me entregar a Deus, eram momentos que passavam muitas coisas na minha cabeça. Bem mas não conseguia dizer não, fiz os votos. A continuação sai do Brasil, primeiro Estados Unidos, tudo era novo e meus horizontes foram abrindo, aprendi muito com um formador que tive lá sobre o que é ter um verdadeiro coração sacerdotal. Mas como sempre, tive uma crise muito forte nesse período, pois além de estar respondendo ao Senhor eu queria responder o convite que uma pessoa me fez ao aparecer na minha vida, aí quase deixei tudo para fazer aquilo que eu queria, não era mal... mas eu não consegui não continuar nesse caminho, tive que centrar-me e conversar com a pessoa que tinha aparecido na minha vida para podermos continuar cada um por seu lado.

Depois de um ano e meio nos Estados Unidos, atravessei o Oceano e fui para Itália, Roma, para estudar filosofia, depois dos estudos humanísticos que foram muito, mas muito formativos para mim em todos os sentidos. Eu entrei num mundo de pensamentos, eu que gosto muito das coisas mais praticas. Mas tudo bem, aí foram 2 anos, muito bons em que viajei para vários lugares e países, pude conhecer João Paulo II, cumprimentar o Papa Bento XVI, cardeais....

            Depois da primeira etapa de filosofia vim para Curitiba, trabalhar na formação dos seminaristas menores, aí foram anos muito dedicados para ajudar aqueles adolescentes a descobrir seu caminho e formar-se. Acho que cumpri aquilo que Deus me pedia aí. O caminho aí se fez difícil pois tive uma escolha que fazer, algo me tocava nesse caminho, vida religiosa ou vida diocesana, continuei na vida religiosa, o caminho é o mesmo mas muda as circunstâncias lugares e atração para responder, pois o caminho é o mesmo do Senhor. Depois de muita aventura em Curitiba, amizades feitas, me dediquei muito para renovar aquela casa em que vivia, me apeguei muito mesmo a tudo. Mas acabou e voltei para Roma continuar os estudos, passado algum tempo sentia muito tocado a fazer uma experiência diferente, ir para uma diocese para ver se era ali que o Senhor me chamava, passou um tempo foi difícil dar esse passo, pois eu me estava aventurando em algo desconhecido, sendo que lá eu tinha tudo. Estava estudando na Europa, e em pouco tempo poderia ser ordenado. Mas nem isso me consolava.

Então eu vim para o Brasil, para diocese de Apucarana, fui acolhido pelo Bispo pelos formadores, pelos companheiros e por muitas pessoas que me acolheram. Isso me fez ver a Mão do Senhor atuando no meu caminho. Não vou dizer que foi um caminho de rosas, mas encontrei muito espinho. Mas posso dizer que estou muito feliz por estar aqui seguindo esse caminho, eu sei que como toda aventura tem momentos difíceis, mas a grande alegria é poder dizer eu tive a coragem, essa coragem tem vindo do Senhor e que olhou nesse caminho e não consegui desviar meu olhar do seu. Sou Feliz. Como me dizia um bispo em Roma: “Ali onde você escolher estar e estiver feliz, Cristo vai estar feliz com você, se Ele está feliz.”

Não esqueço da minha Mãezinha do céu que não coloquei mas poderia ter narrado minha só com os olhos dela, quando entrava o caixão da minha mãe na Igreja lembro de escutar um sido e estar na frente de uma imagem de Nossa Senhora dizendo: Agora sou só seu Mãe, tu irás cuidar de mim. Ela marcou sempre minha vida e minha entrada oficial na diocese tem sido dia dedicado a Nossa Senhora de Lourdes a padroeira da diocese.

Por tudo isso dou graças Deus, e sigo no caminho...


Agradecemos ao Seminarista Alexandro Marques por ter compartilhado conosco seu lindo testemunho. Que você, caro vocacionado, possa se inspirar neste testemunho para ter forças de dar o SIM que Deus tanto espera de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário