domingo, 29 de abril de 2012

Domingo do Bom Pastor


O quarto Domingo da Páscoa é o Domingo do Bom Pastor!
O padre José Bortolini nos diz:
“Hoje é dia dos pastores e dia da pastoral. Trabalhar na Pastoral de uma comunidade é estar a serviço da vida e liberdade do povo, continuando na história os atos libertadores de JESUS, o BOM PASTOR. Ele nos mostra o sentido da ação pastoral: dar a vida pelas ovelhas.
A sociedade pode nos criticar e até perseguir por defendermos e promovermos a vida do povo. Mas nós, que um dia fomos cativados pelo serviço do BOM PASTOR que nos deu a vida, caminhamos rumo à manifestação final, quando seremos semelhantes a ELE e O veremos como ELE é.”
Esta pequena e introdutória reflexão é de grande densidade e suficiente para avaliarmos e considerarmos a nossa ação no mundo.
O pastoreio de JESUS tem que estar presente em nossas comunidades como expressão do amor de DEUS para com o seu povo.

Amor compassivo e misericordioso, que liberta de todas as amarras e de toda alienação.
JESUS o BOM PASTOR se contrapõe aos que exploram o povo e arrancam a sua dignidade como quem arranca a sua pele.

O pastoreio de JESUS é feito de atração de quem conhece as ovelhas pelo nome, e por elas dá a sua vida livremente e por amor!
O Domingo do BOM PASTOR nos interpela, nos questiona, num mundo cada vez mais utilitário e pragmático onde até nossas pastorais são medidas pela eficácia de seus resultados, como se nossa ação fosse empresarial. Não podemos esquecer que a eficácia do Amor é a gratuidade!
O caminho do BOM PASTOR não é um caminho de facilidades, mas de entrega amorosa que não desconhece a dor e as exigências de amar até o fim, como JESUS amou.
O SENHOR hoje nos diz:
Ninguém tira a minha vida, eu a entrego livremente.

Sempre penso nas palavras de JESUS que nos ensina:
Ninguém tem maior amor senão aquele que dá a vida por seus amados,
Vós sois meus amados!

Senhor, que tua graça me faça viver a fidelidade ao TEU amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário