segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ele é meu irmão



"Se o pobre representa a imagem de Deus, então nunca é demais o que fazemos pelos pobres" (Irmã Dulce).

O trem partiu de Salvador, Bahia, e seguia monótono em direção a Propriá, Sergipe. Poucos passageiros ocupavam os assentos dos vagões. Na estação de Três Rios, embarcaram mais algumas pessoas, dentre elas um senhor de idade, e pela aparência, muito pobre. Parecia um pouco assustado. Foi para o último banco do vagão e lá se acomodou. Antes da partida do trem, entrou o fiscal, e com tom autoritário, dirigiu-se a cada passageiro pedindo documento e passagem. Ao chegar diante do velho e vendo que ele não reagia ao seu pedido, começou a gritar e a chamá-lo de surdo. O velho se encolheu e balbuciou: "Eu preciso ir a Timbó, porque minha filha está morrendo; mas não tenho dinheiro". "Se não tem dinheiro pode descer; trem não é para vagabundos", gritou o fiscal. E pegando o velho pelo braço o arrastava à porta de saída do trem. Uma jovem, bem vestida, estava alguns bancos à frente. Virou-se para ver o que estava acontecendo. Como o fiscal continuava sua grosseria contra o pobre homem, ela gritou: "O senhor não pode fazer isto com ele". E o fiscal já bastante alterado: "Mocinha, fique quieta no seu lugar que isso não é da sua conta". E ela: "Como não é da minha conta, se ele é meu irmão?" Encarando o fiscal com seriedade, tirou da bolsa o dinheiro e pagou a passagem do homem. Depois, sentou-se ao seu lado, confortando-o por aquela humilhação constrangedora. Este fato marcou profundamente a decisão quanto ao futuro desta jovem; e anos mais tarde, ela seria a mãe carinhosa dos pobres da Bahia - irmã Dulce Lopes Pontes, que em breve será beatificada.

Importância das mediações
Embora a vocação seja pessoal, Deus não se apresenta fisicamente à pessoa para lhe dizer que a está chamando para esta ou aquela missão. Ele usa meios, mediações, que geralmente são acontecimentos, situações, pessoas. Deus fala através da história; daí a grande necessidade de estarmos atentos, sempre "ligados/as" a tudo o que acontece ao nosso redor.
Maria Rita - seu nome de batismo - era filha de Augusto Lopes Pontes, professor na cátedra de Prótese Dentária, na Universidade da Bahia. Ainda que tivesse ficado órfã por parte de mãe muito cedo, com apenas sete anos, ela cresceu cercada de amor e de carinho do pai e dos irmãos, que formavam uma bela família de cinco membros: três homens e duas mulheres. Maria Rita tornou-se uma adolescente e uma jovem viva, inteligente, alegre, muito observadora e atenta. Desde cedo, começou a captar o significado do exemplo que seu pai tinha pelo próximo. Ele fundara o Abrigo dos Filhos do Povo, no bairro da Liberdade e ali atendia, gratuitamente, os pacientes no posto odontológico da instituição. Com 13 anos, Maria Rita sempre que podia acompanhava a tia Madalena, irmã de seu pai, em seus trabalhos de caridade com a população mais carente da capital baiana. O choque inicial - pois tinha horror àquela miséria - aos poucos, foi se transformando em vontade de ajudar.

Anjo Bom
O testemunho de bondade do pai, da tia, a situação dos pobres da capital baiana, o caso do homem no trem... foram indicando a direção e sugerindo ao coração de irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia, o que Deus estava querendo dela, como vocação para o seu futuro.

Texto: * Rosa Clara Franzoi, MC, é animadora vocacional.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Manifestação Máxima do Amor

 

“(...) o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus”. (1 Jo 4,7)

Jesus é amor. Ele, o Verbo encarnado de Deus, veio até nós e nos ensinou o maior mandamento, O Amor. Em sua passagem na terra demonstrou com sua própria vida que é o amor que une as pessoas, é ele que liberta os escravizados, é ele que cura os doentes, é o Amor que alimenta a nossa Vida.

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo”. (Jo 15,12)

O maior mandamento nos foi ensinado para que vivamos como verdadeiros filhos de Deus, se praticarmos em todas as nossas ações e relações o verdadeiro sentido do amor, estaremos vivendo Jesus. Jesus é o próprio amor, portanto se vivermos o amor em sua plenitude estaremos vivendo o Cristo por inteiro, pois Ele é a manifestação máxima do amor!
Todos os nossos sentimentos sejam quais forem; amizade, sinceridade, companheirismo; todos eles estão dentro do maior mandamento, e para que juntos eles existam se faz necessário existir primeiro dentro dos nossos corações o primeiro sentimento.
Irmãos, nós conhecemos Jesus, conhecemos o seu amor, e o conhecemos porque Ele nos amou por primeiro, e o mesmo sentimento ele deseja que nós tenhamos para com todos os nossos irmãos, amar nosso próximo é amar a Cristo e vivê-lo da maneira mais completa, peçamos então que O AMOR ENCARNADO no meio de nós ensine-nos a praticar a manifestação máxima em tudo que fizermos.

“Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados” (1 Jo 4,10)

Vamos juntos rezar: “Senhor neste dia, eu volto a Ti, lembrando que é pelo teu AMOR que hoje eu sou livre, e Vos peço que conceda a mim o dom de amar, para que dessa força eu ame a todos meus irmãos. E que minhas ações possam ter o teu amor, é ele o meu único sustento, dá-me Senhor cada vez mais do Teu Amor!”

Tenha um Dia Abençoado!

Texto:  Seminarista Gabriel Calvi
Diocese de Apucarana

Vídeo / Simplesmente Amar - Adoração e Vida

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Notícia: Dom João Braz é o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica


O arcebispo de Brasília foi nomeado pelo papa Bento XVI como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Dom João Braz de Aviz sucederá o cardeal francês Franc Rodé, 76, que pediu renúncia da função por limite de idade (75 anos), conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.
O arcebispo de Brasília nasceu em Mafra (SC), em 24 de abril de 1947. Após frequentar os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR), completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.
Foi ordenado padre da diocese de Apucarana (PR) em novembro de 1972. Foi reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina e professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI, em Londrina (PR). Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador geral da pastoral diocesana de Apucarana.
Em 6 de abril de 1994, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Foi também bispo de Ponta Grossa (PR) e arcebispo de Maringá (PR). Em 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo de Brasília. Em maio do ano passado organizou o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu paralelo ao 50º da Capital Federal.
Fonte: CNBB

Notícia: Congresso Vocacional - Costa Rica

Costa Rica prepara o 2º Congresso Latino-americano de Vocações
Realiza-se de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, em San José, na Costa Rica, o 2º Congresso Latino-americano de Vocações, promovido pelo Setor de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).
Em nota, o organismo ressalta que o objetivo do evento é fortalecer a cultura vocacional a fim de que os batizados assumam seu chamado e se tornem discípulos e missionários de Cristo nas circunstâncias atuais da América Latina e Caribe.
Os bispos responsáveis pela Animação Vocacional na América Latina e Caribe, reunidos de 3 a 7 de novembro de 2008, em San Pedro Sula, em Honduras, assumiram seriamente o compromisso da Conferência de Aparecida de promover e coordenar várias iniciativas vocacionais.
“Este congresso é uma resposta aos desafios de Aparecida e no que concerne a formação dos discípulos e missionários de Cristo, a Pastoral Vocacional ocupa um lugar privilegiado, pois cuida de todos aqueles que o Senhor chama a servir a sua Igreja no sacerdócio, na vida consagrada e no estado laical”, diz o CELAM.
A Pastoral Vocacional, responsabilidade de todo o povo de Deus, começa na família e continua na comunidade cristã. Ela deve ser dirigida às crianças e especialmente aos jovens a fim de ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento.
O CELAM ressalta que é necessário intensificar as várias maneiras de oração pelas vocações, ajudando a criar uma maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Reflexão: Epifania do Senhor!


Horizontes em trevas clamaram pelos raios 
de luz chamejantes e o Senhor com seu 
braço estendido retirou-lhes o véu dominante.

O Senhor se manifestou e os povos 
iluminou! Na solene Epifania, nosso Deus 
é Eucaristia!

 Eis que a porta do lado do Oriente não se 
fecha, e a todos convida: “Adentrai-vos, 
já está preparado o festim da mais farta 
comida!”

Em Belém de Judá se encontram mil 
caminhos e vidas abertas para a ceia do 
Deus humanado: comunhão de culturas 
diversas!

Uma estrela dirige o caminho de quem 
busca o Astro nascente: mais que o véu 
revestido de noite, ver-se-á o esplendor 
para sempre

 Poesia:  Frei Moacyr Cadenassi

Vídeo / Epifania do Senhor